"poderia suportar ,embora não sem dor, que tivessem morrido todos meus amores,mas enlouqueceria se morressem todos meus amigos .
a alguns deles não procuro ,basta-me saber que eles existem,esta mera condição encoraja-me a seguir em frente pela vida,mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro embora não declare e não os procure sempre"

Quem sou eu

Minha foto
juiz de fora, minas gerais, Brazil
pode me chamar de :lena. gosto de trabalhar como cuidadora de idosos e sou empregada domestica.. amo tudo que faço... fiz este curso graças a minha querida patroa d.zelia e estou muito feliz

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Estatísticas mostram que um em cada três idosos com mais de 65 anos caem, pelo menos, uma vez por ano, e metade dos que têm mais de 85 anos sofrem tombos, no mínimo, uma vez por ano. Mas, especialistas alertam para a necessidade de levar o problema a sério, pois um simples tombo pode levar à morte.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Salo Busksman, os tombos representam a sexta causa de morte entre idosos. Veja onde pisas. As quedas não podem ser encaradas como normais, pois podem estar ligadas a debilidades do sistema músculo-ósteo-articular ou uso de medicamentos, por exemplo.

Os tombos que provocam fraturas equivalem a 5%, dos quais 1% são fratura do fêmur, a mais grave. "Dentre aqueles que quebram o fêmur, a mortalidade no ano seguinte à fratura é de 15 a 20%. Em alguns estudos, a mortalidade chega a 50%. Isso se deve à síndrome da imobilidade, já que, sem se locomover, o idoso fica mais propenso à pneumonia, ferimentos na pele, trombose, depressão, falta de apetite e agravamento da osteoporose", explica o presidente da SBGG.

Principais causas

Diferente do que se acredita, os principais fatores de risco estão mais relacionados à saúde do próprio idoso do que ao ambiente. Um deles é a prática reduzida de exercícios físicos, que gera uma atrofia muscular e, consequentemente, prejudica a estabilidade. A associação de doenças crônicas, segundo Saulo, é outro fator que compromete o equilíbrio do indivíduo por debilitar o sistema músculo-osteo-articular.

A descompensação da diabetes, por exemplo, pode levar à queda. "Paralelamente, o idoso sofre também deficiências sensoriais. A audição e a visão ficam debilitadas, sobretudo a visão, que impede de ele enxergar onde está pisando", completa o geriatra. É importante que o indivíduo verifique também os pés, porque calosidade, joanetes e micoses podem contribuir para um tombo.

O que poucos sabem é que alguns medicamentos também estão relacionados aos acidentes. Saulo lembra que drogas psicoativas, como soníferos, ansiolíticos e antidepressivos, podem favorecer quedas devido à sedação do indivíduo. Remédios para pressão alta também podem causar tonteiras quando o indivíduo se levanta, após passar um longo tempo sentado ou deitado.

O fator de risco menos significativo é o ambiental. Estudos mostram que os idosos caem mais dentro de casa do que na rua, embora as vias públicas sejam irregulares e mal iluminadas, na maioria dos casos.

No ambiente doméstico, o banheiro e o quarto são os espaços mais perigosos. A falta de barras de apoio e o piso escorregadio costumam levar os idosos ao chão no banheiro. Já no quarto, os maiores problemas são a falta de iluminação e o apinhamento de móveis. "O idoso fica sem espaço para se locomover, desviando dos móveis. Fora os tapetes soltos, fios e pufes que atrapalham", aponta Saulo.

Prevenção

O geriatra alerta que uma queda não pode ser encarada como natural, mas sim como um sinal de alerta. Por isso, o melhor a fazer é procurar um médico para investigar a causa do acidente. No entanto, alguns cuidados diários podem evitar esse transtorno. A prática regular de exercícios físicos é um deles, sobretudo musculação e atividades que estimulem o equilíbrio e a flexibilidade, como o alongamento.

Uma análise criteriosa da medicação do paciente, por parte de um geriatra, também é importante. De acordo com Saulo, muitas vezes o indivíduo toma dois remédios com ação similar. Cabe ao geriatra gerenciar isso e reduzir ao mínimo possível as drogas, principalmente se esses medicamentos forem psicoativos ou para pressão alta.

Avaliações rotineiras oftalmológica, dos pés e do estado nutricional também devem fazer parte da lista de tarefas dos idosos.

Em casa, é importante uma iluminação adequada dia e noite, piso antiderrapante e barras de apoio. O ideal é substituir o chinelo por um sapato com sola emborrachada e baixa, para evitar escorregões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

conteudo do blog

noções de envelhecimento humano
estatuto do idoso e multidisciplinaridade
a ocupação de cuidador
grandes sindromes gereátrica
doença de alzheimer

psicologia do idoso
psicologia familiar
o cuidador eo stresse de cuidar
relação cuidador-idoso-familia
saber comunicar com idoso e com a sua familia
ética profissional-trabalhar na casa do idoso
finitude -como lidar com pacientes-terminais

estimulando a independencia do idoso
a importancia da atividade fisica no idoso
primeiros socorros´reconhecer sintomas de alerta
saber lidar com sintomas de agitação
li
dar com a agressividade do idoso com alzheimer
mediamentos:
como administrar,generalidade,ler com atenção uma receita ou orienteção medica
exemplos de acidentes medicamentais
alimentação;
generalidade,tipos de dietas e dietas enterais,difagia.
NOSSOES DE HIGIENE PESSOAL; TAN
TO DO CUIDADOR QNTO PARA OS CUIDADOS COM O IDOSO

entra-aí vai ser uma prazer comunicar com você

você sabia?

é normal que tds os dias ao entardecer o idoso com alzheimer insista em ir embora pra casa !!(mesmo que ele ja esteje em sua casa)É que
a doença destroi a memoria curta , e a memoria de trabalho que significa:(o presente) e por isso o doente se esquece que é casado , que tem filhos e netos ,.ele so se lembra de qndo era criança e morava com seus pais ,e por isso ao entardecer ele quer ir pra casa...
afinal ele se lembra de sua mãe o chamando pra entrar tomar banho e dormir ,...nao é isso que nossas mães faziam qndo era-mos pequenos? e brincava-mos o dia todo na rua ?
entao !!!!
nos temos 3 tipos de memorias
curta(é o que presenciamos agora)
media(e oque aprendemos pra sempre)como andar de bicicleta
longa(e a memoria de longo praso)
a doença do alzheimer mais conhecida como;o alemão!!! faz com que o doente so se lembre do passado.
entao se ele se esquecer que é casado com você:
não se assuste ...
infelismente isso é um sintoma da doença.
tente ser flexivel..